Auditório
Programa
9h30-10h00 | Sessão de Abertura |
15h30-16h30 | Apresentação António Branco, Amália Mendes, Paulo Quaresma, Luís Gomes, João Silva & Sara Grilo PORTULAN CLARIN: Infraestrutura para a Ciência e Tecnologia da Linguagem |
16h30-17h30 | Sessão Plenária João Veloso (Universidade do Porto, CLUP) Consoantes e Vogais: Primitivamente iguais? |
14h30-15h45 | Sessão Plenária Stéphane Robert (LLACAN, CNRS) From lexicon to discourse: principles of variation and stabilization of the words’ meaning |
16h30-18h30 | Assembleia Geral [Reservado a sócios da APL] |
18h00-19h00 | Assembleia Eleitoral [Reservado a sócios da APL] |
17h30 | Sessão de Encerramento |
Sala 1
Programa
Texto e Discurso
10h00-10h30 | Mariana Silva Ninitas Concordar em discordar: Análise discursivo-pragmática da polémica verbal em textos de opinião sobre o Acordo Ortográfico de 1990 |
10h30-11h00 | Noémia Jorge Todos no mesmo saco? Reações aos comentários de Marine Le Pen sobre Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial no Brasil |
11h00-11h30 | Isabelle Simões Marques Todos no mesmo saco? Reações aos comentários de Marine Le Pen sobre Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial no Brasil |
11h30-12h00 | PAUSA |
12h00-12h30 | Sílvia Barbosa & Mariana Silva Ninitas O milagre da juventude: uma análise linguística de exemplares de discurso publicitário da indústria antienvelhecimento |
12h30-13h00 | Sílvia Araújo & Maria do Carmo Lourenço-Gomes A Linguística de Corpus como ferramenta de apoio à compreensão e produção de textos académicos |
Texto e Discurso
14h00-14h30 | Catarina Vaz Warrot, Alexandra Guedes Pinto, Henrique Lopes Cardoso, Isabel Margarida Duarte & Rui Souza-Silva Deteção de linguagem tendenciosa em sentenças judiciais»? |
14h30-15h00 | Ana Loureiro & Isabel Gil O marcador discursivo ‘quer dizer ‘no discurso político parlamentar |
15h00-15h30 | Marildo Lopes, Magno Batista & Tiago Nunes Discursos, direitos e dignidade humana: análises de processos de representação, subalternização e silenciamento |
Sintaxe
09h00-09h30 | Juliana Gomes & Marcus Maia É possível não notarmos as evidências? |
09h30-10h00 | Ana Madeira, Alexandra Fiéis & Joana Teixeira Microvariação na resolução de sujeitos pronominais: português europeu vs. italiano |
10h00-10h30 | Víctor Justino Completivas de ‘para’ no Português de Moçambique |
10h30-11h00 | Sónia Reis, Nuno Mamede & Jorge Baptista Predicados de comunicação em Português Europeu |
11h00-11h30 | PAUSA |
11h30-12h00 | Jorge Baptista Construções com verbos transitivos-predicativos em Português: uma perspetiva transformacional |
12h00-12h30 | Jiaojiao Yao On Causatives – a Comparison between Portuguese and Chinese |
12h30-13h00 | Maria do Carmo Lourenço-Gomes Avaliando certeza e hesitação em tarefas de juízos de aceitabilidade e interpretação de frases |
Aquisição e desenvolvimento de L1
09h30-10h00 | Ana Luísa Costa & Ana Mota Diálogos metalinguísticos para o estudo do conhecimento explícito da língua |
10h00-10h30 | Joana Batalha, Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade |
10h30-11h00 | Inês Catarino, Letícia Almeida, Christophe dos Santos & Maria João Freitas Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP |
11h00-11h30 | PAUSA |
11h30-12h00 | Rita Santos & Maria João Freitas Sobre a aquisição de vogais átonas em português europeu: dados preliminares com base num estudo de caso |
12h00-12h30 | Andressa Toni Aquisição dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: produção e percepção do molde silábico e dos filtros segmentais C/l/V e C/ɾ/V na fonotaxe infantil |
Fonética, Fonologia e Morfologia
14h00-14h30 | Clara Amorim & João Veloso Os traços [+ lateral + contínuo] na descrição das laterais do PEC |
14h30-15h00 | Rodrigo Pereira, Celeste Rodrigues & Fernando Brissos Variação dialetal do R-forte em português europeu |
15h30-16h00 | PAUSA |
15h00-15h30 | Chao Zhou & Alice Jesus Probing the underlying representation of the word-initial rhotic in European Portuguese with a language game |
16h00-16h30 | Sydelle de Souza, Alina Villalva & Iara Sobreiro Plural Diminutives in European Portuguese: Experimental data from a lexical decision task |
16h30-17h00 | Yasmim Borges Estudo sobre os compostos de configuração [NN]N na língua portuguesa (sécs. XVII e XVIII) |
17h00-17h30 | Rafaela Aquino & Isabella Pederneira Uma análise exoesqueletal de nomes deverbais do português do Brasil |
Sala 2
Programa
Mesa Redonda
Psicolinguística e Ensino
Marcus Maia, Eduardo Kenedy Nunes Areas, Eloisa Pilati, Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Marcio Martins Leitão, Sabrina Lopes dos Santos, Antonia Barros Gibson Simões e Ana Carolina de Castro
10h00-10h30 | Multilinguismo no português brasileiro: o caso da articulação entre orações na sentença |
10h30-11h00 | O rastreamento ocular do período como uma técnica metacognitiva ativa no ensino de linguística |
11h00-11h30 | Sobre a influência do tipo de instrução gramatical (tradicional x ativa) na compreensão, grau de certeza e hesitação |
11h30-12h00 | PAUSA |
12h00-12h30 | O papel dos conectivos e da frequência no processamento de orações adversativas em leitores brasileiros do Ensino Superior e do Ensino Médio |
12h30-13h00 | Processamento de relações causais na leitura: estudo comparativo entre Ensino Fundamental e Ensino Superior |
Semântica e Pragmática |
09h30-10h00 | Pedro Santos A pragmática dos “dogwhistles”: alguns contributos |
10h00-10h30 | Telmo Móia Alguns adjuntos temporais com especial relevância para a tradução inglês-português |
10h30-11h00 | Luís Filipe Cunha Tempos do passado e tempos do futuro em confronto: diferenças e paralelismos |
11h00-11h30 | PAUSA |
11h30-12h00 | Rute Rebouças Sobre a semântica do verbo ficar em construções progressivas com adjetivos e particípios |
12h00-12h30 | Inês Cantante Reflexões sobre a semântica de adjetivos modais em Português Europeu |
12h30-13h00 | Fernanda Cerqueira & Danniel Carvalho A configuração de referência nos pronomes de terceira pessoa em português brasileiro |
Aquisição de L2
14h00-14h30 | Carolina Wenju Gu & Ana Madeira Aquisição da posição dos clíticos em português europeu como L2 |
14h30-15h00 | Ronan Pereira A Hipótese de Reconfiguração dos Traços e a aquisição dos padrões de colocação de clíticos por aprendentes de português europeu língua segunda |
15h00-15h30 | Ana Madeira, Alexandra Fiéis & Joana Teixeira Resolução anafórica em português europeu L2: efeitos de animacidade e a posição do antecedente |
15h30-16h00 | PAUSA |
16h00-16h30 | Cristóbal Lozano, Joana Teixeira & Ana Madeira Corpora e aquisição de língua não materna: o subcorpus de português L1 – espanhol L2 do CEDEL2 |
16h30-17h00 | Nailia Baldé Aquisição de Interrogativas-Wh múltiplas em L2 português (nível básico) por falantes de russo |
17h00-17h30 | Sandra Chapouto & Isabel Pereira Aquisição da nasalidade vocálica do português europeu LNM: descrição do desempenho percetivo de aprendentes franceses e espanhóis |
Foyer
Apresentação de Pósteres
Sala P1
Ana Catarina Santana, Susana Correia & Ana Castro
Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos da Linguística para o diagnóstico em terapia da fala
Sala P2
Anabela Rato & Vanina Machado
Perception and production of Portuguese and English voiceless stops by heritage speakers of Portuguese
Sala P3
Anastasiia Khomenko & Alexandra Guedes Pinto
Discurso jurídico: imparcialidade aparente. Deteção e análise de biased-language em acórdãos jurídicos
Sala P4
Anna Carolina Silva
Formação de Plural em Português Brasileiro – O caso de –ão
Sala P5
Andressa Silva & Aline Fonseca
O processamento de sentenças gapping no Português Brasileiro em experimentos online: Leitura Automonitorada e Rastreamento ocular
Sala P6
João de Matos, Susana Correia, Matilde Gonçalves & Paula Luegi
Estereótipos de Género em Nomes de Categorias Sociais do Português Europeu
Sala P7
Ricardo Sousa & Ernestina Carrilho
Elementos para uma identificação regional de construções sintáticas não padrão: um estudo piloto de dialetologia percetiva (Poster)